DAIANE MOLET: Mais um carnaval terminando, ou começando?
20/02/2019 10:35 em Novidades

Mais um carnaval terminando, ou começando?

Faltam 9 dias para os desfiles na Sapucaí, depois das quatro noites, o carnaval de 2019 acaba e assim começa o, de 2020, ou não? Aliás, quando começou o carnaval de 2019? Há muitos assuntos que antecedem os desfiles e que os constroem. O carnaval é uma roda girando constantemente.

Em 2018, entre tantas emoções, tivemos uma Beija-Flor diferente e uma grata surpresa da Tuiuti. Da manhã de segunda-feira a tarde de quarta-feira foram inúmeros palpites, comentários. São dias que viram semanas, meses. Afinal qual a escola vai levar o título? Quem volta para desfilar no sábado? Quem vai ser rebaixada?

Quarta-feira à tarde. Sol, guarda-sóis, planilhas de notas, torcidas na arquibancada. Na quadra, a comunidade reunida. A cada “DEZ” o sonho da vitória. Hora de comemorar, mais uma vez a Deusa da Passarelafoi campeã. Um dia triste para a comunidade do Grande Rio e do Império Serrano. Mas, ainda faltava umavirada de mesa e as tão esperadas justificativas dos jurados.

Personagens da folia, aos poucos, mudaram de comunidade. E, assim com tudo organizado foi hora de divulgar os enredos. Emresposta aos ataques às minorias multiplicaram-se os carnavalescos que optaram por abordar temas sobre religiosidade, personalidades negras, intolerâncias.

Com o enredo em mãos chegou o momento das parcerias. Mais de 200 composições inscritas nos festivais. Torcidas, bandeiras, balões, samba sem rima, sem verbo, samba com Marielle, com Menino Tempo, com Xangô. Mas, como diria Wanderlei Monteiro esta é a vida de compositor, são tantos concorrentes, “mas samba-enredo só ganha um”, ainda que haja exceções.

A voz da comunidade juntou-se aos interpretes e assim surgiu o CD oficial do carnaval de 2019, não antes de alguns pequenos ajustes na letra e na melodia dos sambas campeões. A ansiedade pairou sobre como os sambasiriam se comportar na quadra. Que comecem os ensaios!

Lá na cidade do samba, ou dos sonhos, martelos, serras, cola aqui e ali. Entre as frestas de janelas e de portas começamos a conhecer as alegorias. Não antes de vermos as fantasias começarem a sair do papel.

É o carnaval de 2019 tá chegando ao fim...

Agora estamos de alguma forma na curva da Presidente Vargas, momento que bate aquela ansiedade de entrar e ver aquela passarela iluminada e de temer que o tempo passe rápido demais.

 

Daiane Molet

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!